topo

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Web Developer


Entrevistado:
Barbosa, Renato Costa

E-mail:
renato@isic.com.br

Blog:
www.renatocostab.blogspot.com

Profissão:
Web Developer


- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Pela falta de opções no mercado regional, tive duas opções, ser um profissional na área de eletrônica ou seguir em frente na área de programação, e esta foi a que mais me agradou.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Cursei Tecnologia em informática, desenvolvi meus conhecimentos para conteúdo web conforme surgiam necessidade mas notei que precisava justificar meus trabalhos e por isso decidi cursar a faculdade de Comunicação social.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. A maior dificuldade é para fechar uma linha de raciocínio baseada na idéia principal do cliente.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Em termos, não. Dos 100% investidos em comunicação, não utilizo 5% deles. Mas, o conheciimento adquirido nunca é perdido!

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Facilidade de acesso a conteúdos e disseminação de informação. Por exemplo, posso realizar um projeto em parceria com alguém que more em outro país sem nenhum problema.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Sim, isto me completa HOJE, mas futuramente o conhecimento que tenho possa não ser necessário e isto fará com certeza eu ter que me aperfeiçoar.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Sim, a própria profissão filtra este nível. Algumas delas na área de Tecnologia em informática: Programador sênior, programador máster. E em Comunicação: Atendimento (o que diz se ele é bom ou não é sua carteira de trabalho), Pesquisa, Marketing (uma das mais interessantes) entre outros.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. No mercado regional não. Pois o que conta não é a qualidade do serviço e sim se você consegue fazer um produto final. O cliente não verá o que esta “por trás do produto” e sim o rosto desse produto.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Segundo grau completo seria o ideal, pois nesta área é necessário ter uma boa linha de raciocínio, até para não perder tempo procurando o melhor caminho a seguir.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

Para trabalhar nesta área é necessário ser muito curioso, pois é necessário aprender várias coisas ao mesmo tempo. E saber distinguir o conteúdo útli do inútil, pois a web oferece conteúdo variado. E com certeza gostar muito de ler.

Nenhum comentário: