topo

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Repórter Cinematográfico


Nome do entrevistado:
Casteletto, Wagner Luis
E-Mail:
wcasteletto@hotmail.com
wcasteletto@isic.com.br

Área de atuação:
Repórter Cinematográfico

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Comecei em uma tv (Tvi SBT) como motorista e iluminador, mas sempre achei a profissão de câmera muito apaixonante, e consegui depois de 3 meses.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Eu sempre falo que essa profissão o que vale é a pratica, mas todo curso é válido, como por exemplo de iluminação, fotografia, cursos de atualização das câmeras já que estamos na era digital, isso eu acho muito importante!

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. Não acho que tenha muitas, mas acho que por nós trabalharmos na maioria das vezes com gente, existe pessoas que não ajuda mas atrapalha bastante.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Todo recurso investido em sua profissão é válido, eu sempre acredito e muito no retorno, seja imediato, médio ou a longo prazo, se soubermos aproveitar esse investimento o retorno sempre vem, mas é muito importante saber no que vc está investindo.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. A possibilidade de estar sempre aprendendo, faz com que se torne uma profissão apaixonante e na parte financeira também é bom, desde que, o profissional se dê valor, é claro!

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Sempre falta algo, eu acho que é sempre bom faltar algo, nós nunca podemos parar, eu acredito que algo a mais é crescer cada dia mais, o meu objetivo profissional é ser diretor de fotografia.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Sim, Cabo Man, assistente de câmera, depois disso, no meu caso passei a operador de câmera e depois de um tempo consegui meu registro de repórter cinematográfico, que atua na área do jornalismo, mas já estou a um tempo trabalhando tb na área da publicidade, e depois vem os diretores de fotografia, de arte,etc..

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Eu acredito que sim, eu não tenho o que reclamar!

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Quando puder começar a trabalhar já é hora de ingressar nessa profissão, o quanto antes melhor.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Primeiro tem que gostar, aprender bastante para poder se valorizar, e não ficar só na teoria, eu falo isso porque tem profissionais que tem muita conversa, e saber que é bom nada. Nós temos que nos valorizar, aprofundarmos na carreira que queremos seguir!

Nenhum comentário: