topo

terça-feira, 29 de abril de 2008

Vendas On-Line


Nome do entrevistado:
Almeida, Joel
E-Mail:
joel@asaweb.com.br

Área de atuação:
Vendas On-Line

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Também por pensar que vendas é uma das profissões que mais deixam indivíduos financeiramente abastados. Quanto a escolher trabalhar online é pelo fato de realmente ser algo novo. Eu acredito que vendas pela internet será o negócio do futuro, seja lá o que for vendido pelas pessoas, mas a grande verdade é que elas venderão cada dia mais. Os custos operacionais são mais baixos para as empresas, e elas precisarão de profissionais para atuarem nessa área com dedicação e amor pelo que fazem.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Dependerá muito de quais produtos o indivíduo irá vender, pois as informações pela web precisam ser precisas, por mínimos detalhes de conhecimento o vendedor poderá perder um cliente. Cursos marketing pessoal, motivação, vendas e fazer cursos de informática focalizados em conhecimento de internet. Seriam interessantes também cursos de inglês e espanhol para quem deseja crescer na área de vendas online, pois algumas empresas exigem que tenham domínio desses idiomas, já que as vendas pela internet de algumas companhias não se limitam apenas ao Brasil.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. As maiores dificuldades encontradas estão na abordagem de apresentação do produto ou tecnologia para o cliente. Devido o número de pessoas e empresas que atuam com falta de ética e honestidade na Internet, os clientes estão sempre desconfiados das propostas oferecidas. Para isso precisamos gastar tempo e termos paciência com cada cliente. A prioridade deve ser atendê-lo bem, e para isso o vendedor precisará estar bem consigo mesmo.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Sim. Todo bom vendedor sabe que precisa aprender alguma coisa com o ótimo vendedor, e o ótimo vendedor sempre aprenderá mais alguma coisa com o excelente. Todos nós precisamos investir e nos especializar em nosso campo de atuação. Os retornos sempre virão, mesmo que, às vezes, não sejam em dinheiro propriamente dito, conhecimento nunca é demais, e o que você faz pensando em retorno em uma área de atuação pode também refletir em diversas áreas de nossas vidas de forma positiva.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Você faz seu horário de serviço, isso no caso de algumas empresas; trabalha menos, e pode até ganhar mais, sem muito cansaço ou stress; aprende assumir certas responsabilidades, pois muitas vezes você tem autonomia para agir; cresce o conhecimento, pois a internet é um mundo extenso de muitas oportunidades.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Completa sim. Mas o vendedor sempre quer mais, pois ele sabe que existe mais possibilidade de estender cada dia mais seus negócios. Se falta alguma coisa em minha vida, creio que é aquilo que todos os seres humanos desejam fortemente: ganhar mais dinheiro...

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Tem sim. Mas, isso varia de empresas para empresa. Isso é muito importante para o crescimento da empresas e motivação das pessoas que labutam pelo seu crescimento, elas também desejam cargos e salários melhores.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Sim. Mas o que mais impede um rápido crescimento nas vendas on-line é a desconfiança e resistência que os brasileiros ainda têm em compras pela Internet. À medida que as coisas vão crescendo, o mercado começa nos acolher melhor, então a tendência é cada vez mais eles nos acolherem como profissionais especializados.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. No mínimo 18 anos. Fazer negócios com menores é problema na internet. Se não levarmos a sério nossa profissão, tão pouco levará a sério o cliente. Vender pela internet não é entretenimento de adolescente, e um meio de jovens e adultos se manterem como profissionais.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Sempre dou conselhos para pessoas que admiram meu trabalho e escutam minhas palestras sobre vendas pela internet e sempre digo para aqueles que querem trabalhar na profissão que precisam gostar de internet e fazer dela um meio de ganhar dinheiro, não apenas uma forma de entretenimento. Depois, que devem saber que do outro lado existe um ser humano como você que deseja ser bem atendido e deve ser tratado com muito respeito. Uma chave para abrir as portas para bons negócios é desenvolver um bom relacionamento com seu cliente, pois nossa cultura é fundamentada em relacionamentos, essa é a razão do sucesso do orkut e outros sites de relacionamento entre pessoas no Brasil.

Nenhum comentário: