topo

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Publicidade e propaganda


Nome do entrevistado:
Gregório, Emiliano
E-Mail:
emigregorio@gmail.com

Blog:
www.emilianogregorio.blogspot.com

Área de atuação:
Publicidade e propraganda

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Sempre tive em minha família pessoas que se mantiveram na área de "produção de idéias", ilustração entre outras. Meu circulo de amizade também sempre foi de pessoas que tinham talentos artísticos, isso contribuiu com que eu caminhasse para a área de Publicidade e Propaganda, onde as idéias sempre tem de ser diferentes uma das outras além de ocorrer constante mudanças de um trabalho para outro. Se disser que foi por salário estarei mentindo.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Uma graduação no curso de Publicidade e Propaganda é fundamental, alem de conhecimentos em progamas gráficos ( se for da área de criação ), mas o necessário para ser um bom publicitário são as experiências vividas, leituras, cinemas entre outras coisas. Hoje em dia a propaganda tem de entreter o consumidor, não adianta apenas falar de um produto ou serviço oferecido, a propaganda tem de oferecer algo a mais agregado ao produto, ela tem de no mínimo divertir o consumidor.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. . Dinheir...quer dizer....a maior dificuldade é encontrar idéia originais. O mundo da propaganda está cheio de ótimos cirativos, competir com pessoas que constantemente tens boas idéias é difícil, mas ao mesmo tempo é um ótimo desafio.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Sinceramente ainda não sei. Estou agregando cursos ainda e não pude colocá-los em pratica onde estou trabalhando atualmente. Mas uma coisa é certa: o profissional de propaganda, ou seja o Publicitário, é uma criatura que nunca pode parar, tem de estar em constante renovação, portanto escolher bem onde vai obter conhecimentos adicionais é fundamental.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Certamente é a satisfação, assim como em qualquer outra. Em Publicidade, quando dizemos que o resultado positivo de um cliente é nossa maior alegria, isso é literal, não é mera bajulação.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Sempre vai faltar algo, faz parte de nossa natureza. Publicitário nunca está parado e satisfeito, caso fosse, não seriamos Publicitários.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. . Na verdade existem departamentos, e dentro desses departamentos existem os cargos. Vc pode ser um Publicitário da área de: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Essa é fácil: Não. O mercado não vê o profissional de propaganda como alguém com estudos e teorias para efetuar este trabalho. Publicidade não é apenas fazer algo bonito aos olhos, por de trás de uma campanha há muito estudo, pesquisas, teorias e planejamento para afunilar e direcionar a percepção dos consumidores potenciais. O mercado não vê absolutamente nada disso nos profissionais, para eles qualquer pessoa pode fazer publicidade, o que obviamente não é verdade, caso fosse, qualquer um poderia construir um prédio também. Publicidade é uma ciência, estuda o comportamento humano perante algo oferecido, e com base em todo este conhecimento é que é feita a campanha publicitária.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Isso é uma das vantagens de Comunicadores, no caso Publicitários. Quanto mais idade, mais valorizado você é. Então, a idade mínima é quando você se sentir a vontade para ingressar nesta profissão.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Isso é simplista, mas muito válido: Leiam. Leiam muito. Vivam, acolham as experiências alheias, anotem aquilo que acham relevante, pode até ser uma frase dita por uma criança de 5 anos de idade. O mundo está cheio de idéias vagando por ai, pega-las e traduzi-las para a publicidade é a parte divertida. Viver é a dica.

Nenhum comentário: