topo

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Design gráfico, publicidade e marketing

Nome do entrevistado:
Silva, Ronaldo Gomes da
E-Mail:
hakkin26@yahoo.com.br

Área de atuação:
Design gráfico, publicidade e marketing

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Até o terceiro colegial eu não sabia o que queria fazer profissionalmente, mas fazendo um teste de perfil vocacional acabou dando que eu poderia me dar bem na área de comunicação, criação e etc. A área de publicidade já era muito concorrida por isso escolhi Desenho Industrial... sou formado em Desenho Industrial Projeto do Produto, mas sempre gostei de programação visual, fotografia e etc.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. O ideal seria a formação em Desenho Industrial com ênfase em programação visual ou publicidade. Para atuar na área de marketing o curso de Administração também é válido.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. Entender o que o cliente quer, quando nem ele sabe exatamente o que quer.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Na realidade não. Depois da faculdade fiz vários cursos, sendo 2 de especialização, um em computação gráfica e outro na área de marketing, que é a área que mais me atrae atualmente, mas o reconhecimento financeiro é o mais complicado.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. A diversidade de trabalhos, não tem a monotonia de fazer a mesma coisa, os desafios, descobrir que podemos muito mais do que pensamos, o ambiente de trabalho (na maioria das vezes).

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Ainda falta algo... reconhecimento salarial.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. . Como diz o filósofo... “nunca vi, nem comi... só ouço falar.” Numa empresa ideal deveria existir, plano de carreira e etc, mas na realidade nunca trabalhei em uma empresa que tivesse isso. Para um designer os níveis de crescimento seriam:
Estagiário, Treinee, Designer Júnior, Designer Pleno, Sênior e Coordenador. Variando aproximadamente de 2 a 3 anos de experiência em cada etapa.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. É muito complicado para as empresas entenderem a importância de uma marca forte, uma boa comunicação e etc. A necessidade existe mas ninguém quer pagar... pela profissão de designer e publicitário não ser regulamentada acreditam que qualquer um pode fazer então pq pagar X se o meu sobrinho tem um computador em casa e faz por 1/4 do valor? Infelizmente essa ainda é a mentalidade da maioria dos “empresários”.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Creio que não tem idade mínima, o importante é saber o que quer e se possível iniciar um estágio na área o mais cedo possível para adquirir experiência no mercado.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Uma dica importante é não desistir dos seus sonhos, gostar de desafios e quebra de limites. Somos nos que impomos os limites só você pode dizer onde quer chegar... as vezes o reconhecimento pessoal e salarial podem demorar para chegar mas tenha paciência e fé... trabalhe com dedicação e amor, não para os homens, mas tudo o que fizer faça como se fosse para Deus, e a sua hora vai chegar. Mantenha-se atualizado e aproveite as oportunidades todos os dias elas aparecem, não deixe-as passar.

Nenhum comentário: