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sexta-feira, 2 de maio de 2008

Publicidade e propaganda


Nome do entrevistado:
Tonello, Thiago Kozel
E-Mail:
thiagotonello@gmail.com

Área de atuação:
Publicidade e propaganda

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Desde criança sempre me interessei por informação e comunicação. O contato
inicial com foi através de quadrinhos, desenhos, revistas e posteriormente o cinema. A publicidade e propaganda tem muito a ver com esse lado de estimular a criatividade, trabalhar com a linguagem através da comunicação e se expressar através das mais variadas formas de arte.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Graduar-se em Publicidade e Propaganda é o ponto inicial para adentrar no mercado. É
de suma importância também o profissional estar sempre procurando obter mais conhecimento, através da leitura, do dia-a-dia e até mesmo trocando experiências com outros profissionais da área.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. A dificuldade inicial é o reconhecimento do seu trabalho, e o nicho de mercado visto no interior. Para um recém formado como eu, a valorização do trabalho vem através do tempo, da experiência obtida e do sucesso de trabalhos executados. O mercado da propaganda no Interior também é um pouco instável, por justamente não ser setorizado como nos grandes centros. Aqui não basta você ter conhecimento apenas em criação, ou então apenas em mídia. Você tem que estar preparado para aos mais variados trabalhos, seja ele planejamento, na pesquisa, atendimento, mídia ou criação. Tem que ralar muito para se ter algum espaço.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Ainda é cedo para se ter uma real noção do investimento em relação aos seu custo-benefício com cursos paralelos. Eu acredito que cursos, palestras, e tudo mais que agregue conhecimento a sua carreira só pode trazer benefícios futuros.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Para se trabalhar nessa área a palavra chave é paixão. Você tem que gostar daquilo que faz. Acho que um dos pontos mais positivos da área seja justamente trabalhar com as pessoas em si, vender uma idéia, vender um produto, despertar sensações, alegrias, anseios e os mais variados estímulos, através das mais variadas ferramentas de trabalho.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Acho que a ambição é individual e é o que move o homem. A gente sempre procura conhecer mais, desenvolver novas técnicas, novos aprendizados. O importante é fazer da sua profissão algo prazeroso sempre buscando pelo novo, o que é um excitante e grande desafio.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Existe uma estrutura de agência que é segmentar a profissão em cargos, dentre os quais podemos citar o atendimento, a pesquisa, o planejamento, a mídia e a criação.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. A princípio não. É necessário lutar muito inicialmente para se obter um espaço no mercado.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Acho que quando se tem talento, perseverança e prazer naquilo que se faz, a idade é um dos fatores menos relevantes. Mas na minha visão quanto mais cedo se começa, mais chances de amadurecimento profissional e oportunidades irão aparecer.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Estamos na era da comunicação. O mundo transpira informação. O importante é saber discernir informação útil de informação fútil. As ferramentas estão todas aí: Internet, TV, palestras, cursos, são inúmeros os meios para se obter isso. Portanto pesquise muito, leia muito, brinque com sua imaginação, divirta-se, busque prazer nas coisas. Não seja ansioso, pratique a paciência e não desanime nunca. As conquistas e os benefícios vêm com o tempo.

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