topo

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Educação (universitária, técnica, computação gráfica, programação e robótica)


Nome do entrevistado:
Neto, Amadeu Zanon
E-Mail:
professor@zanondigital.com.br

Área de atuação:
Educação (universitária, técnica, computação gráfica, programação e robótica)

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. A princípio eu trabalhava com desenho técnico, minha formação inicial foi de Técnico em Agrimensura (Topografia), mas como surgiu uma oportunidade de estudar Técnico em Processamento de Dados no Salesiano encarei. Depois de 6 meses de formado, fui convidade a ministrar aulas no curso técnico, estou até hoje. Desde 1988. Então é muito importante estar atento às oportunidades.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Você pode iniciar em um curso técnico em informática, depois não deixar de fazer uma faculdade de tecnologia, análise de sistemas ou engenharia de computação.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. Não sei se seria uma dificuldade, mas uma exigência, manter-se atualizado, demanda investimento e tempo, neste sentido você não pode deixar de cuidar de sua vida pessoal, amigos, família e as coisas que gosta.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Sim e muito. Um dos melhores investimentos que fiz foi a pós-graduação e especialização em Computação Gráfica, pois ele me permite atuar em diversas áreas, seja em comunicação, programação de computadores, web, robótica, automação e em todos os campos que envolvam projetos gráficos.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Sem dúvida é a necessidade de estar sempre atualizado e estudando, mantendo contato com pessoas que possam acrescentar crescimento a sua vida tanto profissional como pessoal.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

RTotalmente. Sempre é importante almejar novos objetivos, gostaria de um dia poder trabalhar um projeto de filme ou animação 3D.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Sim, normalmente delineado pelo tempo de experiência ou capacitação.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Qualquer mercado de trabalho acolhe bem o bom profissional, que não se resume em apenas ter conhecimento técnico, tem muito a ver com comportamento, relacionamento e principalmente estar sempre aberto a novas idéias e estudando.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Não existe exatamente uma idade mínima, mas a maturidade, a capacidade de assimilação e relacionamento são fundamentais. Jovens se dão bem com tecnologia.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Primeiramente, nunca ache que assim que você se formar já será diretor de uma empresa, comece por baixo, batalhe, quer você queira ou não, em algum momento vai ter que perder sábados, domingos e feriados, estude sempre, leia muito, escreva bem, comunique-se bem. Observe os profissionais bem sucedidos, não siga receitas, mas procure saber as dificuldades que ele enfrentou, observe e analise a sua realidade, procure caminhos para melhorar, não fique parado reclamando, vá a luta. Tome cuidado com atalhos, modismos e sempre faça trabalhos em que você se sinta satisfeito antes de satisfazer aos outros. Respeite as pessoas e os outros profissionais, mostre que seu trabalho é bom, não critique o trabalho dos outros. Seja ético.

Nenhum comentário: