topo

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Webdesigner

Nome do entrevistado:
Ávila, Bruno
E-mail:
brunoavila@brunoavila.com.br
Área de atuação:
Webdesigner

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Desde criança queria ser publicitário e sempre me interessei por comunicação.
Tempos depois realmente acabei me tornando publicitário porém antes disso tive contato com a internet em 1995. A curiosidade fez com que eu procurasse entender como era possível criar sites.
Foi aí que, do nada, vi que me tornei web designer.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Sempre recomendo as faculdade de publicidade ou design como graduações mais próximas do web design. Já graduação na área de web design ainda são muito poucas. Acredito que formando-se em publicidade ou design, o profissional saia com uma boa base teórica para desempenhar a função de web designer. Agora, sem dúvida é necessário conhecimentos mais específicos sobre a profissão, o que cursos complementares podem ajudar. Pensando nisso criei alguns cursos voltados para
o web design como o Curso Online de Design Web, o Curso 10 Sites Reconstruídos, PSD para HTML & CSS e Como Vender Sites. ( http://cursos.brunoavila.com.br )

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. Acredito que a maior dificuldade é trabalhar com gosto. Essa história de que "gosto não se discute" na nossa profissão não existe. O gosto do cliente tem que ser discutido e isso pode não ser fácil.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Claro, ainda mais na nossa profissão que é muito próximo da tecnologia, sempre é necessário se atualizar, além da especialização.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. A possibilidade de inovar a cada trabalho, não sendo um trabalho rotineiro. Para os freelancers, a possibilidade de trabalhar em casa e fazer o seu horário é algo que agrada muito.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. É algo que me satisfaz hoje mas dizer que me completa e dizer que não falta nada, seria uma mentira.
Talvez se eu pensasse assim, ficaria parado no mesmo lugar pra sempre, achando que tudo estava bom. Acredito que sempre devemos buscar novos horizontes, aperfeiçoando o caminho onde se está ou então tomando novos rumos. O que não podemos deixar de fazer é progredir. E no progresso sempre falta algo, podemos dizer que essa falta seria um dos motores desse progresso.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Existe por experiência, o tempo de atuação na área que dita os diversos níveis de rendimentos. Mesmo assim ainda é difícil quantificar isso pois, assim como na criação publicitária, no web design é complicado medir criatividade.
Pode acontecer de um web designer com 1 ano de profissão tenha trabalhos bem mais criativos que um web designer com 5 anos de profissão.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Acredito que sim, o mercado cresce com o crescimento da Internet, como a internet ainda tem muito espaço para crescer, ainda temos muito espaço para web designers, principalmente para os profissionais já que existem muitos
web designers amadores, sem domínio da teoria. Por isso considero que se destacar nessa área não é tão difícil, principalmente ao comparar com as profissões tidas como tradicionais.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Creio que seja a idade mínima para se ter uma carteira de trabalho ou para se criar um registro de autonomo ou abertura de empresa. Se você tem criatividade e se identificar com essa área, a idade não será problema.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Minha dica é: observe. Observe as coisas ao seu redor, como as pessoas interagem, pergunte a você o porquê das coisas.
Por quê as embalagens de sabão seguem um mesmo conceito e os de chocolate outro conceito bem diferente. Por quê não se utiliza a cor violeta em rótulos de Whisky? Por quê na decolagem dos aviões desligam-se as luzes da cabine? Enfim, parece besteira, mas essa observação do mundo vai ajudar você não só na sua profissão mas na sua vida também. Você irá auto-perguntar e irá atrás das respostas. Essa curiosidade será responsável por boa parte de sua criatividade. Você, ao criar, irá trazer para sua criação suas observações sobre o mundo. E fontes de inspiração não irão faltar.

Para o alto e Avante!

Nenhum comentário: