topo

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tecnologia em Informática

Nome do entrevistado:
Florentino, Rodrigo Pereira
E-mail:
rodrigo@coopcred.com.br
Área de atuação:
Tecnologia em Informática

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Primeiramente porque gosto muito, o mais importante é fazermos o que gostamos, sentir prazer pelo trabalho. É também uma área que cresce muito a cada dia, é a profissão da atualidade e do futuro.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. Um curso técnico em Informática é fundamental e ajuda muito, uma faculdade de Ciências da Computação ou Tecnologia da Informação também é muito importante, mas a experiência adquirida no dia-a-dia ou estágio na área é muito mais importante para o sucesso profissional.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. A maior dificuldade é o tempo, a Tecnologia da Informação é muito rápida e dinâmica, o sistema não pode parar pois a empresa parada geram grandes prejuízos, o tempo é meu maior inimigo no dia-a-dia. Manter uma redundância dos servidores e backup dos circuitos de comunicação são fundamentais para evitar contratempos.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Sim, é claro que esse retorno é demorado e as vezes não é o retorno esperado, mas se fizermos as especializações certas e que mais possam contribuir em nossa rotina diária, esse retorno vem, aos poucos é claro, é preciso ter paciência.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. Eu creio que o maior ponto positivo em trabalhar na área de TI é ser reconhecido como um profissional necessário em qualquer ramo de atividade, pois a tecnologia está presente em todos os lugares e setores, dessa forma a valorização do profissional aumenta.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. No meu caso ainda falta, pois ainda sou novo e pretendo conquistar muitos objetivos ainda, melhores cargos e salários e até abrir um negócio próprio na área de TI.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. Sim, basicamente são divididos em Analistas e Técnicos, os analistas são formados em algum curso superior e também costumam ter mais experiência profissional, os técnicos tem alguma formação de nível médio, mas dentro de cada setor há outros níveis, alguns exemplos como Analista de Suporte I, II e III.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Sim, é claro que depende muito de cada região, algumas regiões do País ainda são pouco desenvolvidas em questão de tecnologia e informática, mas no geral os profissionais são bem acolhidos sim.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Não há idade mínima, desde que tenha a idade para se ter uma carteira de trabalho, vale lembrar que pessoas jovens se dão muito bem nessa área, pois tem facilidades de usar as novas tecnologias.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Para as pessoas que pretendem trabalhar na área de TI, primeiramente tente conhecer um pouco mais a fundo a profissão, troque idéias, seja curioso e façam algum curso básico para saber se irão gostar da profissão, pois o mais importante é gostar do que irá fazer, depois disso é agarrar com muita dedicação e vontade que as coisas acontecem naturalmente e aos poucos os objetivos pretendidos serão conquistados.
Para os que já trabalham na área já conhecem a profissão, sabem os pontos negativos e positivos, então só desejo boa sorte e muito sucesso a todos.

Nenhum comentário: