topo

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Gestor de Projetos Socioambientais

Nome do entrevistado:
Teixeira, Marcelo
E-mail:
marcelo@bmpcintra.com.br
Área de atuação:
Projetos Socioambientais

- Porque você escolheu esta área profissional?

R. Por ser uma área relativamente nova, que envolve justiça social e preservação do meio ambiente.

- Quais cursos/faculdades são necessários para se tornar um profissional nesta área?

R. É necessário fazer cursos extra-curriculares, como gestão de projetos sociais; cursos técnicos, como técnico ambiental; ou ainda especialização ou pós-graduação em gestão de projetos sociais e ambientais.

- Quais são as maiores dificuldades encontradas em seu dia-a-dia?

R. Conseguir informações sobre a legislação dos setores sociais e ambientais, assim como localizar as fontes de financiamento para os projetos.

- Os recursos investidos em especializações para a sua carreira estão dando o retorno esperado?

R. Sim. Existem muitos cursos e especializações, de todos os valores, que valorizam muito os profissionais do setor. Quem tem esses cursos, fatalmente é contratado com relativa facilidade.

- Quais são os maiores pontos positivos em trabalhar nesta área?

R. O profissionais que trabalham com projetos socioambientais têm contato com muita informação diferenciada, pouco divulgadas, que têm importância estratégica na formulação de políticas públicas nas áreas de educação, saúde e assistencial, por exemplo. Isso acaba fazendo com que esses profissionais tenham um nível de consciência social e espírito crítico mais aguçado.

- Esta profissão completa seus objetivos profissionais ou ainda falta algo?

R. Sem sombra de dúvida, completa.

- Existem níveis de cargo em sua profissão?

R. . Essa é uma área profissional relativamente nova, por isso não existe regra para cargos. De forma geral, as empresas e entidades governamentais relacionam o Gestor de Projetos Socioambientais, o Assistente de Gestão, Gestor de Desenvolvimento Institucional, Captador de Recursos.

- O mercado de trabalho acolhe bem os profissionais nesta área?

R. Com certeza, por se tratar de uma área que está se valorizando a cada dia, pois a sociedade está cobrando de todas as empresas ações social e ambientalmente responsáveis.

- Qual é a idade mínima exigida para ingressar nesta profissão?

R. Não há regra, mas, de preferência, com mais de 30 anos.

- Dê agora uma DICA PROFISSIONAL aos leitores desta entrevista que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área.

R. Estude muito. Leia tudo o que puder sobre legislação social e ambiental; faça cursos intensivos para a elaboração de projetos e captação de cursos; especialize-se em administração de entidades sociais; participe de palestras sobre esses temas; visite e faça contatos com entidades sociais e ambientais para entender, na prática, o que elas fazem e como funcionam.

Nenhum comentário: